AMAZÔNIA TERRA SEM PRESENÇA DA LEI
13/06/2022 13:06 em POLÍCIA

Polícia Federal do Amazonas negou, na manhã desta segunda-feira, 13, que os corpos de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips, desaparecidos há mais de uma semana, tenham sido encontrados. A informação foi dada pela esposa de Phillips ao jornalista André Trigueiro, da TV Globo                                               

Em nota enviada à imprensa, a PF afirma que apenas materiais biológicos e pertences pessoais foram encontrados.

"O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr Bruno Pereira e do Sr Dom Phillips. Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos. Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados", destacou a Superintendência Regional da PF no estado, que coordena a Operação Javari.                          

Pelo Instagram, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) também afirmou que “não é verdadeira a informação de que foram encontrados corpos na área da busca”. E completou: "Acabamos de confirmar com nossa equipe em campo”.

Uma mochila com pertences iguais aos que eram levados por eles foi localizada por equipes de busca na região do Vale do Javari, neste domingo, 12.

Quem são Dom Phillips e Bruno Araújo

Phillips, de 57 anos, é colaborador do jornal britânico The Guardian e trabalha no Brasil há 15 anos.

Apaixonado pela Amazônia, onde escreveu dezenas de reportagens, o jornalista estava na região há vários dias trabalhando em um livro sobre preservação ambiental e desenvolvimento local, com apoio da fundação Alicia Patterson.

Pereira, de 41 anos, é um especialista da Fundação Nacional do Índio (Funai) e um conhecido defensor dos direitos indígenas.

Foi coordenador regional da Funai em Atalaia do Norte, município onde viajava com Phillips quando desapareceram.

Seu trabalho em defesa dos povos indígenas lhe rendeu ameaças regulares destes grupos criminosos.

Phillips e Pereira foram vistos pela última vez na manhã de domingo, 5 de junho, na comunidade São Gabriel, não muito longe de seu destino, onde navegavam pelo rio Itaquaí.

Haviam viajado até a região de Lago do Jaburu e deveriam retornar à cidade de Atalaia do Norte, a cerca de duas horas de barco.

Pereira acompanhava o jornalista britânico como guia, na segunda viagem da dupla por esta região isolada da Amazônia desde 2018.

O jornalista e especialista indígena desapareceram no Vale de Javari, uma área densa da selva amazônica onde vivem 26 povos indígenas, muitos deles isolados.

As autoridades alertaram para a "complexidade" da área, devido ao fato de que ali operam garimpeiros, madeireiros e pescadores ilegais.

Além disso, o tráfico de drogas tem uma presença cada vez maior nos últimos anos, utilizando a região como um importante corredor para o transporte de drogas produzidas no Peru e na Colômbia, países que fazem fronteira com a região.

 

FONTE:opovo.com.br e Agências de notícias                 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!