Offline
LÁGRIMAS E DISCURSOS DE GRATIDÃO MARCAM DESPEDIDA DE MÉDICOS CUBANOS NO PAULISTA/PE
21/11/2018 23:33 em SAÚDE

A despedida para os 15 médicos cubanos do Programa Mais Médicos, organizada pela secretaria de Saúde do paulista foi marcada por muita emoção dos que acompanharam ao longo dos últimos cinco anos o desempenho destes profissionais. O encontro que aconteceu nesta terça-feira (20.11), no auditório da secretaria, o prefeito Junior Matuto e a Secretária Fabiana Bernart organizaram uma homenagem com direito a entrega de medalhas e discursos emocionados, cuja palavra de ordem foi ‘gratidão’ em nome dos gestores e dos pacientes assistidos no município.

Cerca de setenta e cinco mil pessoas são alcançadas pelo Programa Mais Médicos, em Paulista. A chegada dos médicos contribuiu de forma decisiva no momento em que a saúde no município necessitava de reforço na atenção básica. Maria de Fatima Maciel, Supervisora do programa, pela Universidade de Pernambuco ressaltou a contribuição que estes profissionais deixam. “A gente constatou que a atenção básica deu um salto de qualidade. Pacientes começaram a ter um maior acompanhamento, pois a presença com mais atenção e de forma mais humana, foi muito boa e a comunidade passou a ter um vinculo de mais confiança e com mais qualidade no atendimento”, assegurou Maria de Fátima.

A secretária de Saúde Fabiana Bernat durante a cerimonia se emocionou até as lágrimas, ao falar da maneira dos médicos cubanos trabalharem, ressaltando os ganhos destes anos de serviços prestados. “Eu acredito que programa Mais Médicos trouxe ao município de paulista e para todo Brasil um ganho na qualidade do atendimento, acolhimento e também em número de profissionais que garantiram maior cobertura, principalmente nos municípios mais distantes da capital”, avaliou Fabiana.

O Médico Yoanner Gonzalez que atua pelo Mais Médicos há um ano em Paulista, expressou a emoção do trabalho feito para a comunidade “O sentimento que a gente tem é de muita gratidão, não só com a secretaria de saúde, mas, com toda prefeitura, pelo acompanhamento que fizeram com a gente. Vamos embora, mas percebemos que o objetivo principal no  Paulista está sendo alcançado. Isto é ótimo porque o povo merece, eles merecem uma saúde de qualidade, ”frisou.

No momento da homenagem, o prefeito também emocionado, ressaltou que a saída dos médicos vai causar dificuldades para a saúde em Paulista. “Esse momento é muito delicado. Vamos ter que buscar alternativas urgentes para não penalizar a população. Agradeço a Deus ter contado com este programa que foi feito para atender as pessoas que mais precisam. eu só tenho a agradecer pelo trabalho feito pelos médicos ao povo do Paulista. Quero assegura que para onde vocês forem não esqueçam nunca o quanto Paulista é grata, e especialmente eu, como pessoa, também sou muito grato pelo que vocês fizeram. Obrigado, obrigado, obrigado”. Concluiu.

Com a saída dos médicos do Município, quinze Unidades de Saúde da família (USF) serão atingidas. Maranguape II A, Maranguape I B, Pau amarelo, Dom Helder, Dom Pedro, Chega Mais, Jurandir Freire I e II, Arthur II Alto, Arthur II Baixo, Edgar Alves I, José Borges, Nossa senhora Dos Prazeres, Albert II e Fragoso, se despedem dos atendimentos prestados pela equipe médica.

 

FONTE: Paulista Atualizado.com.br 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!