ÁGUA É A FONTE DE VIDA DO PLANETA TERRA
22/03/2019 22:22 em MEIO AMBIENTE

Hoje, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1922 com o propósito de alertar a população do mundo sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida do planeta Terra.

A preocupação com os recursos hídricos é evidenciada neste dia simbólico, porém deveria fazer parte do dia a dia das pessoas, já que a água está presente em quase todos os momentos de nossa vida, seja para higiene pessoal, consumo, preparo de alimentos, transporte, ou ainda gerar energia.

O fato da água ser “comum” à vida de boa parte da população faz com que o valor e a importância deste bem natural sejam deixados de lado ou simplesmente se tornem esquecidos por todos. Infelizmente a realidade é que o cuidado vem tardio, como forma de desespero quando é decretado, por exemplo, uma situação de crise hídrica ou fase de escassez.

A preservação da água é necessária em todas as suas amplitudes. Os rios, mares e oceanos, necessitam de atenção e cuidados. Qualquer ameaça a estes meios significa um perigo e um risco à toda a humanidade.

Dados divulgados em um relatório da ONU apontam que 40% da população mundial vivem com escassez de água. Além disso, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas.

A principal forma para evitar o desperdício e preservar esta fonte natural da vida na Terra é a a conscientização da população. Educar as novas gerações é o meio necessário para superar barreiras e garantir a qualidade de vida para homens, animais e vegetais.

Vale ressaltar que cada ser é responsável e capaz de contribuir, de forma positiva, para o consumo adequado da água , bem como para o auxílio na preservação de mananciais e recursos hídricos.

A água é a fonte de vida responsável por manter o equilíbrio do ecossistema na Terra. Onde há água limpa, há vida. 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!