Offline
MORRE, AOS 88 ANOS, JOÃO GILBERTO, PAI DA BOSSA NOVA E LENDA DA MÚSICA BRASILEIRA
06/07/2019 22:09 em PERSONALIDADES

Morre, aos 88 anos, João Gilberto, Na última semana de vida, João Gilberto contrariou a fama de recluso. Levado pelo advogado Gustavo Carvalho Miranda e pela companheira, a moçambicana Maria do Céu Harris, ele jantou frutos do mar, seu prato predileto, na última terça-feira, na churrascaria Mariu’s, no Leme. 

Gustavo Miranda, que representa a família nos processos judiciais que discutem os direitos autorais sobre a obra do cantor, disse que João saboreou um prato de ostras, lagostim e camarão servido pelo metre Wilson.

João Gilberto usava um terno azul, com discretos relevos quadriculados, emprestado pelo advogado, que disse ter procuração da mulher e do filho mais velho, João Marcelo Gilberto (filho de Astrud Gilberto), para atuar em nome de ambos:

Como ele estava um tanto magro, preferi levar alguns ternos meus, que se ajustariam melhor do que os dele. O próprio João escolheu o preferido e eu o ajudei a vestir.

Especialista em recuperações judiciais, Gustavo Miranda disse que, nos últimos dois meses, desde que assumiu a causa, teve um convívio intenso com João Gilberto, a ponto de conversar com o cantor à beira de sua cama. O advogado evitou entrar em detalhes sobre o processo, mas disse que João Gilberto demonstrava preocupação com a companheira:

Ele não queria deixá-la desamparada.

Na terça, João Gilberto chegou ao restaurante amparado por Maria do Céu, pois não conseguia caminhar sozinho. De acordo com Gustavo, foi muito festejado pelos garçons e outros clientes. Além do prato de frutos do mar, pediu vinho português, outra paixão do seu paladar. Ficou duas horas no restaurante. No caminho, com a fala fraca, elogiou o motorista de Uber que o levou até o Leme.

Durante o percurso, ele lembrou dos jantares de gala depois dos shows, especialmente um em Nova York, após uma apresentação no Carnegie Hall, e outro na Itália. Também lembrou de outro show seguido de jantar no Rio . Foi em 1994, no Hotel Nacional, durante o Heineken Concert. Por coincidência, eu estava lá, com a minha família.

Gustavo Miranda disse que João Gilberto morreu de causas naturais, na presença de Maria do Céu, de uma cuidadora chamada Ana e de um amigo da família, Rubens (só forneceu o primeiro nome).

FONTE: Agência de Notícias/Jornal o Globo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!